Sites Grátis no Comunidades.net

ONLINE
1


 
Módulo de Notícias On-line do Gui@offshore
 
 


 
 
 





Total de visitas: 49617
A HISTORIA DA RADIO CIDADE
A HISTORIA DA RADIO CIDADE

A Rádio Cidade FM foi uma das pioneiras na formação de rede de rádios via satélite, antecedendo a Jovem Pan, Mix etc. Desde os anos 80, a Rádio Transamérica já tinha idéia de fazer uma rede de rádios. Em outubro de 1990, a rádio Transamérica do Rio de Janeiro passou a transmitir shows e alguns programas via satélite. Tais transmissões posteriormente passaram para sua matriz em São Paulo. A Rede Cidade surgiu em 1982, integrando a Cidade POA 92.1 e a Cidade SP 96.9, as primeiras emissoras afiliadas da rede. A rádio era coordenada por Alexandre Howoruski.

A rede era de operada pelo Sistema Jornal do Brasil, que tinha no Rio, além da Cidade FM, as rádios Jornal do Brasil AM 940 KHz (atual Rádio Brasil, do Sistema LBV - Legião da Boa Vontade), Jornal do Brasil FM 99.7 MHz (ainda em operação, com o nome JB FM) e FM 105, 105.1 MHz (atualmente 105.1 FM da Rede Aleluia).

Seu público alvo era jovem, tocando predominantemente pop/rock, inovando no estilo descontraído de seus locutores. Seus principais programas eram Amnésia, Saudade Cidade, Cidade dá de 10, Só Se For Dance etc. As vinhetas também eram o diferencial da rádio. Foram produzidas nos Estados Unidos e até hoje tocam em algumas emissoras.

Nos anos 90 a rede foi desfeita e suas afiliadas passaram a atuar de forma independente. Algumas mudaram de nome e de programação, como a de Salvador, 101,3 (hoje Metrópole FM, retransmissora da Rádio Metrópole) e a de João Pessoa, 101.7 (hoje CBN). Algumas delas optaram por outras redes, como a de Fortaleza, 95.5 (hoje O Povo CBN) e a de Recife, 95.9 (Jovem Pan 2 FM). Algumas mantém até hoje o mesmo nome como a Cidade Porto Alegre, 92.1 (que se aproxima do perfil da emissora paulista pós-rede), a Cidade Juiz de Fora, 100.1 (a que mais se aproxima da programação da Rede até hoje), a Rádio Cidade (Cuiabá) que atuou até maio de 2012 e hoje é afiliada da Mix FM, a Rádio Cidade em Manaus e a Cidade Natal, 94.3 (que alterou o slogan pra Rádio Classe A da Cidade por mudar seu público alvo, outrora um público jovem, hoje adulto).

Em Manaus, a emissora ainda se utiliza das vinhetas da época da Rede Cidade durante toda a sua programação, o que se tornou sua marca registrada. Provavelmente, das emissoras atuais, é a que mais se assemelha ao que era a programação da Rede Cidade, com exceção do estilo musical, que é pautado na música brasileira.